1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Síndico

É o representante legal do condomínio, inclusive juridicamente. Exerce a gestão do Condomínio, auxiliado pelo Subsíndico e pelos Conselheiros.

A Lei é clara ao proibir que o mandato do Síndico exceda há dois anos, mas permite a reeleição. Assim, desde que não contrarie o determinado em Lei, a Convenção do Condomínio poderá estabelecer o tempo do mandato, limitando-o, por exemplo, a apenas um ano.

O Síndico pode ser um dos condôminos ou uma pessoa física ou jurídica contratada para esse fim.

Todo Condômino que tiver a intenção de se candidatar ao cargo de Síndico deve pensar muito nos prós e contras antes de tomar essa decisão. Ele terá uma série de responsabilidades.

O Síndico deve ter liderança para poder integrar as pessoas do Condomínio, cuidando para que o ambiente não se deteriore, para que as contas sejam pagas em dia, para que o Condomínio seja sempre valorizado.

Trata-se, porém, de uma função que exige bastante dedicação, além de nem sempre ser muito simpática, já que deve intervir em conflitos e fazer valer as normas que regem o Condomínio. Certamente, o Síndico será sempre uma figura mais visada do que os outros moradores do Condomínio.